( fonte da imagens http://www.skyscrapercity.com/ imagens da ponte do Rio Negro.)
Bem vindo caros (as) amigos (as)!
Neste mês estaremos falando sobre mais uma fascinante
obra que foi realizada no Brazil , com a
construção de uma ponte sobre o Rio
Negro na Amazônia , com cerca de aproximadamente 3.595 metros de comprimentos, em que liga a cidade de Manaus a Iranduba.
Foram gastos neste fascinante empreendimento cerca de pouco mais de 1 bilhão de reais. A ponte foi
inaugurada no dia 24/10/2011 e levou um
tempo estimado de 4 anos para ser concluída, sendo possivelmente um dos maiores
empreendimentos realizados na região norte nas ultimas décadas .
Segundo informações a
velocidade máxima será de 60 quilômetros por hora, e haverá estrutura como :
fiscalização com 10 câmeras de filmagem, redutores de velocidade para os
apressadinhos e um guincho para remoção
de veículos em caso de incidentes devido ao comprimento da ponte.
Para efeitos de
curiosidade, a ponte conta com dois estaios no centros, e teve determinados
locais onde as estacas tiveram de serem
feitas com profundidade de até 100 metros. Ou seja isso mesmo o que você
acabou de ler. Estacas com profundidade
equivalente a um prédio de pouco mais de
33 andares levando em consideração que
cada andar corresponde a uma média de 3 metros, teríamos portanto cerca de 99
metros de altura.
Antes da construção
da ponte o transporte de pessoas e
veículos era efetuado por balsas entre
Manaus e Iranduba, com tempo estimado de 40 minutos para atravessar de
um lado ao outro.
Com a inauguração o
tempo médio para atravessia de um lado a outro
e em cerca de 5 minutos.
( fonte das imagens http://www.skyscrapercity.com/ imagens da ponte do Rio Negro.)
A impressionante obra não poderia ser feita por qualquer
empresa. Por tanto um nome de respeito internacional , fez com que através de
licitação a Contrutora Camargo Correia a
executasse, sendo o tempo total da obra estimado em 3 anos e 10 meses com o
custo estimado em R$ 1.099 bilhões de reais, sendo complementado segundo
informações com 7,4 Km de acessos
viários , entre outros reforços para proteção de embarcações contra pilares da
ponte.
Para o centro da
ponte estaiado foram utilizados cerca de 52 aduelas içadas no vão com 400metros
de extensão que pesam em torno de 255 toneladas, tendo 22 metros de largura por
7 de comprimento. Para esta etapa da obra foram utilizados 2 guindastes
especiais importados da China e da
Inglaterra.
***(ADUELA-
Pelas informações cedidas pelo engenheiro Catão Ribeiro,da
empresa responsável pelo projeto da obra, as aduelas pré-moldadas foral içadas
por quatro cabos ligados a uma treliça com capacidade de suportar até 320
toneladas,sendo após o içamento , essas
peças foram colocadas com uma resina epóxi. O incrível é que as aduelas forma
moldadas em balsas, visando agilidade na
execução das mesmas.
Merece destaque alguns pontos como :
-A ponte tem cerca de 73 vãos;
- 72 estacas distantes uma da outra em cerca de 45 metros;
- Largura do trecho corrente com 20,70 metros, enquanto a
seção estaiada possui 22,60 metros;
-A altura do vão central possui 55 metros para durante a época das cheias do rio e de 70 metros na época das secas.
Segundo a Camargo
Correia foram utilizados cerca de 161 metros cúbicos de concreto, ou seja o equivalente para construir 25 prédios de 20 andares ou
dois estádios do Maracanã. Somente de aço foram utilizados cerca de 14.500 toneladas dos quais :
- 12.300 toneladas de CA-50;
- 1.630 toneladas de CP-190 RB;
-E 570 toneladas de
CP- 172 RB
( fonte das imagens http://www.skyscrapercity.com/ imagens da ponte do Rio Negro.)
Resumo da obra
Comprimento total da ponte: 3,6 km
Número de vãos: 73
Extensão do trecho estaiado: 400 m
Extensão do vão central: 2 x 200 m
Largura do trecho corrente: 20,70 m
Largura da seção estaiada: 22,60 m
Altura do vão central: 55 m
Altura do mastro central: 103 m
Número total de estais: 56
Total de vigas pré-moldadas: 213
Número total de estacas escavada: 246
Volume de concreto por estaca: 2.800 sacos de cimento
( fonte das imagens http://www.skyscrapercity.com/ imagens da ponte do Rio Negro.)
Bem caros (as) internautas, esperamos ter cumprido mais uma
matéria, com o intuído de vermos o que
ocorre no mundo com a incorporação de novas tecnologias e o potencial do ser
humano.
É incrível o que o
dinheiro e quando o ser humano quer, este pode fazer. Podemos comparar a
situação da Bahia de Guaratuba no estado do Paraná, onde na alta temporada
existe o acúmulos de veículos para utilizar a balsa que faz a travessia entre
os dois lados do município.
São cerca de
aproximadamente quase 1.000 metros de comprimento, que comprometem o
desenvolvimento do litoral paranaense, onde vários caminhões provenientes de
Santa Catarina e Rio Grande Do Sul com cargas destinadas ao porto de Paranaguá
precisam percorrer uma distância entre a divisa de Santa Catarina (Garuva) BR 101 e o porto de Paranaguá Paraná
na BR 277 o equivalente a quase
200 quilômetros , e caso houvesse a construção de uma
ponte, poderia encurtar a distância em cerca
de mais 50 por cento, sem comentarmos
nas questões financeiras com desgaste dos caminhões, tempo e repasse em
cima do frete.
Como tudo gira em torno de uma política de interesses e
hipocrisia. É bom o povo ficar atento na hora das eleições com promessas e pedido de voto!
Para ver imagens
e vídeo acesse os links abaixo e surpreenda-se.
http://www.skyscrapercity.com/ imagens da ponte do Rio Negro.
Cordialmente.
ZANCHETTA.
Como você comentou é uma pena que neste país somente se faz algo quando existe interesses maiores.
ResponderEliminarÉ o tal do jeitinho brasileiro. Ou seja.
EliminarVocê me ajuda que eu te ajudo!
Em um país como o nosso, aos passos em se está indo, parece que a futura nação de primeiro mundo está mais para colônia do primeiro mundo.
EliminarOK!
EliminarModéstias palavras a parte,enquanto os países com definição de capitalista dão os seus passos importante em todos os segmentos.
No Brasil ainda se está brincado de fazer politica. Pois deste 1500 a terrinha tem sido explorada por todas as nações.
É fato nos dias atuais que a principais empresas de grande porte são as verdadeiras detentoras de boa parte das propriedades e capitais gerados nesta nação.
O lucro propriamente destes grupos sempre é revertido para suas matrizes localizadas na Europa e Estado Unidos, onde seus presidente desfrutam da riquesa gerada na terrinha tupiniquin.
Z4568Z45.68 -OK
Caro amigo as definições são relativa com relação ao capitalismo e socialimos.
EliminarOs países capitalistas tem politicas democráticas com sistemas socilista.
eu morei em manaus e hoje moro em guaratuba essa ponte foi construida so por interesse politico por que ela sai de uma metropolis vai para uma cidade que me desculpe émuito menor que guaratuba qual foi afinalidade da condtruçao dela?porque esses politicos nao fazem uma ponte ligando manaus ao resto do brasil, em guaratuba eles nao tem interesse porque financeiramente para eles nao é viavel que nem em manaus,
ResponderEliminar